Uso excessivo de celular pode ocasionar “pescoço de texto”

Samel Saúde
29 de julho de 2016


Uso excessivo de celular pode ocasionar “pescoço de texto”O momento em que vivemos atualmente é de grandes mudanças no cenário mundial que provém, principalmente, do desenvolvimento tecnológico. Por meio dele, temos acesso a uma quantidade cada vez maior e melhor de ferramentas que acabam influenciando as nossas vidas de diversas formas.
Uma dessas ferramentas é o aparelho celular, que se tornou um companheiro quase inseparável, visto por muitas pessoas como um bem essencial no dia a dia. Além de facilitar a comunicação com quem está distante, tornou-se uma agenda pessoal, GPS, câmara fotográfica, entre outras funções. Estudos apontam que cerca de 1,1 bilhão de pessoas no mundo possuem um smartphone e essa quantidade deve triplicar até o fim de 2018.
Porém, não é novidade que o uso excessivo do celular pode causar danos à saúde, entre elas, na postura do usuário. Especialistas, em especial os fisioterapeutas, têm alertado seus pacientes sobre uma disfunção que tem atingindo cada vez mais pessoas nos últimos anos: o pescoço de texto. O fisioterapeuta intensivista do Hospital Samel, Elton Rico, explica que o pescoço de texto é uma “síndrome causada pelo uso prolongado de celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo eletrônico, onde o utilizador fica com o pescoço em posição de flexão acentuada”. 
Uso excessivo de celular pode ocasionar “pescoço de texto”
Elton Rico
Fisioterapeuta intensivista do Hospital Samel
 
Elton explica que “todos nós temos uma linha média entre a coluna vertebral e a cervical. Quando ultrapassamos essa linha média ao baixar muito a cabeça, uma tensão é ocasionada na parte anterior da cervical e por alongar excessivamente a musculatura posterior da cervical, surge uma fraqueza.
 Essa tensão gerada na parte anterior da cabeça provoca dor e desconforto e quando você começa a perceber esses sintomas, é porque o corpo já tentou se adaptar de várias formas e chegou ao limite”.
Dessa forma, o simples hábito de checar e enviar mensagens de texto, acessar as redes sociais, navegar na internet ou utilizar aplicativos do celular, por exemplo, pode ocasionar uma pressão acentuada nas partes frontais e traseiras do pescoço. 
De acordo com Elton Rico, “quando a cabeça é muito inclinada para frente, a pressão na nuca aumenta, como se um peso de 25 a 30 kg estivesse sobre a cabeça”. Além disso, o hábito também pode causar dores de cabeça e, em alguns casos, piorar a artrite. Para evitar esse problema, o fisioterapeuta faz algumas recomendações. “Corrigir a postura é essencial para evitar o pescoço de texto”.  Alguns exercícios também podem ajudar. “O que mais recomendamos é que a pessoa deite-se no chão ou encoste em uma parede e comece a estender cabeça, a nuca e os ombros suavemente para trás, até alongar totalmente”.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE