A cicatriz costuma aparecer depois de lesões na pele, cirurgia ou outro acontecimento que tenha machucado o tecido de alguma maneira. Após o episódio, a pele acaba se fechando e o surgimento da marca aparece.
Algumas acabam desaparecendo com o tempo, mas outras não. Neste artigo, você confere como se forma e algumas dicas para deixá-la menos aparente em sua pele.
A cicatriz, como dito anteriormente, aparece quando ocorre “machucado” na derme. Com essa ruptura, o colágeno vai, pouco a pouco, voltando ao normal de forma que a lesão da pele se feche e haja uma regeneração das células da área lesionada.
Quando falamos em cicatrizes, existe a chamada queloide. Esse processo ocorre quando há muita produção de colágeno na lesão por falta de inibidores no local. Isso acaba prejudicando o processo de recuperação.
Essa é uma cicatriz que fica mais alta que a pele e se estende ao local do trauma.
Para evitar o surgimento de queloides, é possível utilizar, dependendo da região afetada, malhas elásticas, placas de silicone e/ou gel/creme hidratante ou com corticoide indicados por um médico especialista.
Outros tipos de cicatrizes são:
Há algumas práticas que ajudam a evitar que a cicatriz fique mais a mostra em seu corpo. Tudo irá depender do local afetado, grau e da recomendação de seu médico.
Algumas opções são:
Consulte um médico para que ele possa te orientar sobre qual a melhor maneira de melhorar a aparência de suas cicatrizes! Veja mais artigos no blog da Samel.
A cicatriz costuma aparecer depois de lesões na pele, cirurgia ou outro acontecimento que tenha machucado o tecido de alguma maneira. Após o episódio, a pele acaba s...
A cicatriz costuma aparecer depois de lesões na pele, cirurgia ou outro acontecimento que tenha machucado o tecido de alguma maneira. Após o episódio, a pele acaba s...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...
Deixe um comentário