5 dicas para você ter uma Ceia de Natal gostosa, simples e saudável

Samel Saúde
19 de dezembro de 2019

Na época das festas, equilibrar a alimentação se torna uma tarefa difícil. Ficamos ainda mais tentados a cometer exageros e grande parte dos pratos são muito calóricos. 

Pensando nisso, convidamos Ingryd Peltier (CRN 5122), nutricionista na Samel, para ajudar você a fazer a festa sem cometer exageros. Anote as dicas para uma ceia de Natal simples, saudável e nutritiva. Saiba como fazer trocas inteligentes e celebrar o Natal sem restrições.

 

Quais ingredientes devem ser evitados?

Na hora de montar os cardápio para a ceia de Natal é importante evitar alimentos que representam maior risco nutricional, como as carnes gordurosas, alimentos embutidos, enlatados, massas e queijos em excesso. Também vale pontuar que a ingestão de gorduras representa perigo ainda maior para os homens, de acordo com o experimento realizado pela Universidade Moores, em Liverpool. Portanto, consuma esses itens moderadamente e em pequenas porções.

 

Prefira ingredientes mais saudáveis e use a criatividade

Nem sempre aqueles ingredientes que você mais ama são os mais saudáveis. Por isso, dar passagem para trocas saudáveis pode ser o grande diferencial dos pratos para a ceia de Natal. Se você puder escolher, prefira as carnes magras. 

Itens como o peru, lombo e pernil, normalmente são assados com a gordura que reveste a proteína. Para não exagerar na hora de se servir, o segredo aqui é escolher pedaços sem gordura. Outra dica importante aqui é, sempre que possível, utilizar alimentos naturais (in natura). Por fim, evite a maionese. Esse integrante pode ser facilmente substituído por iogurte natural light ou creme de leite.

 

E para as sobremesas, qual a recomendação?

Seja na hora do preparo ou do consumo, a recomendação aqui é optar por sobremesas preparadas com frutas frescas. Fuja das opções industrializadas, principalmente dos abacaxis, pêssegos e ameixas que vêm cristalizados, enlatados e caramelizados. Ao invés disso, adicione ingredientes como farinha de côco, banana, maçã, aveia, banana, pêra e goiaba vermelha ou branca. Todos eles são ricos em fibras. Caso não consiga evitar os doces mais processados, consuma com moderação. 

 

Um conselho aos diabéticos, hipertensos e alérgicos

Mesmo que as datas esbanjem muita festividade, não dá para abrir mão da saúde, por isso, para cada condição nossa nutricionista tem uma recomendação.

  • Para os diabéticos, vale reforçar que essa doença precisa de uma mudança radical na alimentação e no seu cotidiano. Não sendo recomendado consumir alimentos artificiais e, principalmente, os industrializados. Pois os mesmos possuem condimentos em sua estrutura que prejudicam a saúde do paciente com diabetes. Consequentemente aumentam o nível de açúcar no sangue, o colesterol, causando o ganho de peso e aumentam as chances de problemas cardíacos. Os principais alimentos que se deve evitar devido ao alto teor de açúcar são: álcool, arroz branco, massas em geral, frutas com alto teor de frutose, condimentos artificiais, sucos industrializados e refrigerantes. 
  • Aos hipertensos, o conselho é evitar os alimentos que possuem grande quantidade de sódio e os industrializados (os produtos possuem elevada quantidade de sódio, devido ao tempo que precisam resistir nas prateleiras). 
  • Os pacientes que possuem alguma alergia alimentar devem ficar atentos nas preparações em casa de amigos e familiares. É sempre válido perguntar a respeito dos ingredientes que foram utilizados em cada preparação. Se possível, dê preferência aos alimentos naturais.

 

Reavalie o consumo do álcool

A recomendação é sempre evitar o álcool, pois o mesmo é rico em calorias que contribuem para o aumento dos níveis de açúcar no sangue e de gordura. Além disso, o excesso de bebidas alcoólicas gera desidratação, irritação da mucosa estomacal, alteração dos sentidos, náuseas e aquela indesejada barriguinha de cerveja. Por tanto beba com moderação.

 

Clique aqui e leia sobre: Alimentação saudável garante o bom funcionamento do organismo

 

Gostou das dicas da Samel para ter uma ceia mais saudável? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Siga a Samel no Facebook e também no Instagram. Temos sempre várias dicas por lá. Para mais informações, acesse nosso blog.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Na época das festas, equilibrar a alimentação se torna uma tarefa difícil. Ficamos ainda mais tentados a cometer exageros e grande parte dos pratos são muito calóric...

Na época das festas, equilibrar a alimentação se torna uma tarefa difícil. Ficamos ainda mais tentados a cometer exageros e grande parte dos pratos são muito calóric...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...