5 Passos para Primeiros Socorros de Fraturas

Samel Saúde
31 de março de 2021

Para saber como realizar os primeiros socorros de fraturas, é preciso compreender o que é uma e como identificá-la de maneira correta. Basicamente, elas são lesões que causam a quebra ou o “trincamento” de algum osso do corpo humano. Podem acontecer por conta de pancadas, quedas, esmagamento ou qualquer tipo de acidente.

É preciso frisar também que elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto ao meio externo, ou abertas, quando há o rompimento da própria pele. Em todas as situações é imprescindível que se busque auxílio médico especializado o mais rápido possível. Uma fratura pode parecer simples, mas ocasionar uma série de outros problemas ao nosso corpo.

Como fazer os primeiros socorros de fraturas

Para ser possível confirmar se há uma quebra ou trincamento em um osso é preciso realizar um exame radiológico, conhecido também como raio-x. Porém, é importante saber como fazer os primeiro socorros de fratura, caso ocorra alguma situação em que é preciso ajudar de maneira rápida.

Confira o passo a passo e saiba o que fazer em situações de risco:

  • chame socorro imediato;
  • observe e tente compreender o que aconteceu com a pessoa que sofreu a fratura. É comum sentir uma dor extrema no
  • local, principalmente ao tocá-lo ou movimentá-lo;
  • mantenha a pessoa em repouso em uma posição confortável;
  • imobilize o membro fraturado com a ajuda de talas nas juntas que estão acima e abaixo da lesão. Segure a área com firmeza. Você pode utilizar um papelão dobrado em três partes, como uma canoa, para ajudar. Nunca tente endireitar a fratura;
  • em caso de fratura exposta, cubra o ferimento com gaze ou um pano limpo. Caso ocorra muito sangramento, faça uma compressão na região, também com panos limpos.

Busque sempre auxílio médico

É essencial conhecer os primeiros socorros para fraturas, pois lesões como estas não tratadas de maneira correta podem acarretar em deformação nos ossos, artrose, problemas de movimentação e dores agudas para o resto da vida.

É preciso manter a calma e buscar auxílio médico imediato. Caso o deslocamento for possível, leve a pessoa lesionada para o pronto atendimento mais próximo.

Para ler mais artigos como este continue acompanhando o blog da Samel e saiba como cuidar de sua família em qualquer situação!

#fraturasprimeiros socorros

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Para saber como realizar os primeiros socorros de fraturas, é preciso compreender o que é uma e como identificá-la de maneira correta. Basicamente, elas são lesões que causam a quebra ou o "trincam...

Para saber como realizar os primeiros socorros de fraturas, é preciso compreender o que é uma e como identificá-la de maneira correta. Basicamente, elas são lesões que causam a quebra ou o "trincam...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...