8 Etapas para Prevenção da Dengue

Samel Saúde
16 de maio de 2018

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue estão em queda no Brasil. Felizmente, esse dado vem acompanhado de um grande investimento nas políticas de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O blog Conexão Saúde Samel já publicou um artigo explicando todas as  diferenças entre as três doenças transmitidas pelo mesmo mosquito.
Mobilizações acontecem em todas as cidades do país. Todos precisam se envolver e fazer a sua parte na luta pela prevenção da dengue. Dessa forma, o número de casos da doença no país continuará seguindo em queda.

A prevenção da dengue começa em casa

A melhor maneira de prevenção contra a doença é evitar que o mosquito se multiplique. Suas larvas só se desenvolvem onde existem focos de água parada, por menor que seja o espaço. Siga as seguintes medidas:

  1. guarde suas garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  2. mantenha sua caixa d’água sempre bem fechada com uma tampa do tamanho correto;
  3. não deixe água acumular nas lajes das casas;
  4. limpe regularmente as calhas de sua casa, evitando que folhas e galhos impeçam a água de passar;
  5. coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
  6. guarde seus pneus em locais cobertos ou descarte-os corretamente junto ao serviço de limpeza da sua cidade;
  7. mantenha ralos sempre tampados ou com redinhas, principalmente ralos externos ou pouco utilizados;
  8. descarte seu lixo corretamente e não descarte objetos em terrenos baldios.

Faça sua parte

A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública. São dezenas de países espalhados por todo o mundo que sofrem periodicamente com o vírus. A melhor forma de se prevenir é fazer sua parte nessa luta e ser consciente. Se o mosquito não conseguir se proliferar, não existirá um transmissor.
É possível potencializar o seu cuidado com o vírus da dengue colocando telas nas janelas da sua casa, finas o suficiente para impedirem a passagem do Aedes aegypti.
Acompanhe o blog Conexão Saúde Samel para continuar por dentro de todas as inovações médicas e ter acesso a informações de qualidade sobre saúde.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue estão em queda no Brasil. Felizmente, esse dado vem acompanhado de um grande investimento nas políticas de combate ...

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue estão em queda no Brasil. Felizmente, esse dado vem acompanhado de um grande investimento nas políticas de combate ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...