Alergias Alimentares — Será que Você Tem Alguma?

Samel Saúde
24 de julho de 2019

Alergias alimentares são extremamente comuns. É fácil encontrar alguém que conte com alguma nos dias de hoje. É preciso compreender que muitos alimentos diferentes podem causar reações alérgicas e aparecer desde o nascimento, começar na infância ou mesmo em qualquer momento da vida.

Essencialmente, uma alergia alimentar nada mais é do que uma reação alérgica que o corpo humano tem ao ingerir um determinado alimento. Os sinais e sintomas também podem variar bastante, de acordo com a sensibilidade da pessoa e também de sua idade.

Quais são os tipos mais comuns de alergias alimentares?

Qualquer tipo de alimento pode desencadear reações alérgicas. Não há um padrão. 

É bastante comum que uma alergia alimentar seja confundida com uma intolerância alimentar, mas ambos os termos são completamente distintos. Essa última é muito mais comum e não está relacionada com o sistema imunológico do paciente, por exemplo. 

Em uma alergia real, o paciente produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento específico. Com pessoas intolerantes, os sintomas são diferentes e não há risco de vida.

Os fatores de risco para o aparecimento de alergias envolvem o histórico familiar, a idade, a existência de outros tipos de alergia e também a ocorrência de asma. 

Como descobrir se tenho alguma?

Os sintomas de uma alergia alimentar, geralmente, aparecem logo após a ingestão do alimento ou, no máximo, até duas horas depois. São raros os casos em que há mais demora no aparecimento dos sinais.

Se você apresentar sintomas como urticária, rouquidão, respiração difícil, dor abdominal, tontura, falta de ar, dificuldade de deglutir, entre outros, é possível que tenha uma alergia. Porém, apenas um médico especializado na área será capaz de fornecer um diagnóstico específico, solicitando exames para confirmar a suspeita.

Na hora da consulta, explique quais foram os sintomas que sentiu e que alimentos ingeriu naquele dia, assim o especialista poderá indicar um prognóstico adequado para a sua situação. Isso pode ser realizado em uma clínica médica geral, em um alergologista ou em um gastroenterologista.

Para mais conteúdos ricos como esse que podem te ajudar a cuidar melhor de si mesmo e de sua família, continue acompanhando o blog da Samel!

alergias alimentaresintolerância alimentarintoxicação alimentar

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Alergias alimentares são extremamente comuns. É fácil encontrar alguém que conte com alguma nos dias de hoje. É preciso compreender que muitos alimentos diferentes podem causar rea...

Alergias alimentares são extremamente comuns. É fácil encontrar alguém que conte com alguma nos dias de hoje. É preciso compreender que muitos alimentos diferentes podem causar rea...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...