Febre em Bebê — O Que Fazer?

Samel Saúde
12 de novembro de 2018

Uma das grandes dúvidas de mães e pais de primeira viagem é o que fazer ao observar um quadro de febre em bebê. É preciso frisar, porém, que a temperatura corporal dos pequenos só é considerada febre a partir do momento que atinge os 37,5° C. Antes disso, portanto, não é preciso se preocupar, apenas seguir atento aos sinais e a uma possível evolução dos sintomas.

Descubra ao longo deste artigo o que deve ser feito caso você note um quadro de febre em seu bebê.

O que é a febre?

A febre nada mais é do que uma maneira de o organismo se defender contra invasores. Portanto, ela é um sinal e deve ser vista como uma verdadeira amiga das mamães e papais. Não é preciso entrar em pânico caso presencie uma febre em bebê, apenas se mantenha alerta para a evolução da mesma e de possíveis outros sintomas.

Algumas situações bastante comuns podem causar a febre, como o nascimento de novos dentinhos ou até mesmo a reação a alguma vacina. Porém, também pode significar infecções e outros quadros mais graves.

O que fazer quando se deparar com febre em bebê

Existem algumas ações que podem ser tomadas para diminuir a febre em bebê, mas é preciso frisar as situações em que é necessário consultar um médico instantaneamente:

  • caso o bebê for recém-nascido, com até três meses de idade;
  • quando houverem outros sintomas, como vômitos, sonolência, convulsões ou dores de cabeça;
  • caso a febre dure mais de 24 horas.

Agora que você já sabe quando é necessário ir ao pronto-socorro de um hospital em casos de febre, é hora de aprender o que pode ser feito para tentar contornar a situação e também, é claro, fazer o pequeno se sentir melhor:

  • dar um banho morno é uma ótima maneira de diminuir a febre, pois ajuda a estabilizar a temperatura do corpo de maneira gradual;
  • vestir o bebê com roupas leves e confortáveis;
  • oferecer muita água para manter a hidratação;
  • colocar uma toalha molhada com água morna na testa do bebê;
  • manter a criança em repouso.

O blog da Samel está repleto de informações para quem, assim como você, busca apenas o melhor para si mesmo e para a sua família. Para mais posts como este, continue nos acompanhando!

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Uma das grandes dúvidas de mães e pais de primeira viagem é o que fazer ao observar um quadro de febre em bebê. É preciso frisar, porém, que a temperatura corporal d...

Uma das grandes dúvidas de mães e pais de primeira viagem é o que fazer ao observar um quadro de febre em bebê. É preciso frisar, porém, que a temperatura corporal d...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...