3 Maneiras de Prevenir um Infarto

Samel Saúde
24 de abril de 2019

No Brasil e no mundo, as doenças cardiovasculares acumulam o maior número de mortes. Em nosso país, são responsáveis por cerca de 30% dos óbitos em um período de um ano. Saber o que deve ser feito para prevenir um infarto é essencial para aqueles que desejam levar uma vida saudável.

O que é um infarto?

Antes de conhecer as boas práticas para evitar um infarto, primeiro é preciso entender exatamente o que é essa enfermidade.
Conhecido também como ataque cardíaco, o infarto do miocárdio acontece quando o fluxo de sangue que vai para o músculo é bloqueado por um tempo prolongado.

Nessa situação, o coração não recebe sangue e, consequentemente, oxigênio para se manter funcionando e isso acarreta na danificação ou até mesmo na morte desse músculo.

1. Tenha uma alimentação equilibrada

Alimentar-se adequadamente é uma das melhores maneiras de garantir que você não terá um infarto. Isso porque um dos maiores fatores de risco está relacionado aos pacientes que têm colesterol alto.

2. Faça exercícios físicos regularmente

O colesterol alto também está relacionado com o sedentarismo. Portanto, fazer esportes regularmente pode te ajudar a evitar infartos e outras doenças, como a hipertensão, diabetes e até mesmo a obesidade. Lembre-se de que uma alimentação saudável e a prática de exercícios devem andar sempre lado a lado.

3. Vá ao médico regularmente

Muitos acreditam que apenas aqueles que contam com histórico de doenças cardiovasculares na família é que precisam buscar acompanhamento médico. Porém, fazer exames de rotina é o que pode garantir que você não ultrapasse os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Bônus! Evite o tabagismo

As substâncias que estão contidas nos cigarros podem oxidar as artérias do ser humano, fazendo com que a formação de depósitos de gordura tenha mais chances de acontecer. Para você que realmente deseja cuidar de seu coração, não fume.

Para ler mais artigos como esse continue acompanhando o blog da Samel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

No Brasil e no mundo, as doenças cardiovasculares acumulam o maior número de mortes. Em nosso país, são responsáveis por cerca de 30% dos óbitos em um período de um ano. Saber o que deve ser feito ...

No Brasil e no mundo, as doenças cardiovasculares acumulam o maior número de mortes. Em nosso país, são responsáveis por cerca de 30% dos óbitos em um período de um ano. Saber o que deve ser feito ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...