Ouvido doendo? Descubra o que pode ser e como tratar os sintomas

Samel Saúde
15 de outubro de 2021

Se você está com dor de ouvido e acha que não precisa ir ao médico, está enganado. Qualquer sinal que seu corpo apresentar de diferente, é necessário ir a algum profissional da saúde, seja em um consultório ou direto no pronto-socorro. 

Isso porque o incômodo pode parecer pequeno, mas apenas um especialista poderá avaliar com precisão e indicar o melhor tratamento. Por isso, não deixe para depois. Veja alguns problemas que sua dor de ouvido pode estar tentando lhe avisar. 

Dor de ouvido, o que pode ser?

Uma dor de ouvido pode indicar algumas complicações, sendo elas:

  • acúmulo de cera;
  • inflamação ou infecção (otites);
  • gripes, sinusites e dores de garganta as secreções podem migrar para o ouvido e causar o desconforto, o que também pode ocasionar a proliferação de bactérias e vírus que podem ser agentes causadores da otite;  
  • problemas nos dentes (como gengivite) ou articulação temporomandibular (ATM responsável pelo movimento da mandíbula e seu encaixe com o resto do crânio) isso porque os nervos da região da boca e ouvido são interligados.

Saiba mais sobre a otite externa e interna

Entre os problemas ligados a dor de ouvido, a otite externa e interna são uns dos mais comuns. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre elas. 

De modo geral, essa condição surge por conta de uma inflamação na região. A externa é localizada no tubo que liga o lado de fora da orelha até o tímpano, já a interna é na parte da orelha média (localizada atrás do tímpano). 

A otite externa está relacionada com inflamações ocasionadas por excesso de umidade e traumas provocados pelo uso de objetos, como as hastes flexíveis. A dor, nesse caso, costuma ser forte e o médico pode indicar alguns medicamentos tópicos, orais ou pomadas. 

Já a interna costuma ser ocasionada por infecções nasais, uma vez que a região prejudicada envolve a tuba auditiva (trompa de Eustáquio), uma estrutura que liga o ouvido médio à uma porção do nariz (nasofaringe). Aqui, o especialista poderá indicar medicamentos via oral, como analgésicos ou anti-inflamatórios. 

Sinais que podem indicar otite

Veja alguns sinais que acompanham a dor de ouvido e podem indicar otite ou outro problema na região: 

  • coceira na orelha;
  • febre;
  • secreção no ouvido; 
  • problemas de audição, como ouvido tapado ou dificuldades para escutar sons e vozes; 
  • pressão no ouvido; 
  • tontura; 
  • perda de equilíbrio.

Ao notar qualquer sinal diferente, vá ao otorrinolaringologista ou até o hospital mais próximo de você para avaliar o quadro, receber o diagnóstico correto e o melhor tratamento. Nunca se automedique! 

Veja as opções de otorrino da rede Samel e cuide de sua saúde!

Uma resposta para “Ouvido doendo? Descubra o que pode ser e como tratar os sintomas”

  1. romulo disse:

    muito legal seu conteudo parabens pelo seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Se você está com dor de ouvido e acha que não precisa ir ao médico, está enganado. Qualquer sinal que seu corpo apresentar de diferente, é necessário ir a algum prof...

Se você está com dor de ouvido e acha que não precisa ir ao médico, está enganado. Qualquer sinal que seu corpo apresentar de diferente, é necessário ir a algum prof...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...