Fatos Que Você Não Conhecia Sobre O Exame Papanicolau

Samel Saúde
31 de março de 2021

O exame Papanicolau é um procedimento que colhe células do colo do útero da mulher para retirar amostras que serão analisadas em laboratório. Ele se enquadra na categoria de exames ginecológicos e é um importante preventivo contra o câncer.

Quer saber mais informações sobre o Papanicolau e ainda desmistificar algumas questões sobre o exame? Então confira este artigo!

Mitos sobre o exame Papanicolau

Há alguns fatos que talvez você não conheça quando o assunto é o exame Papanicolau. A seguir, listamos alguns mitos que acercam o procedimento:

O exame detecta doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

O Papanicolau não é capaz de detectar DSTs. O que ele faz é identificar alterações nas células do colo do útero e, caso elas estejam anormais, pode significar que há presença de doenças sexualmente transmissíveis e/ou inflamações.

O principal causador do câncer de colo é o vírus HPV, que é uma DST. Por isso, pode haver essa confusão sobre o exame também avaliar se há ou não a existência de doenças.

O Papanicolau deve ser realizado a cada seis meses

A frequência com que o exame deve ser feito irá depender de cada mulher, de acordo com os resultados de exames anteriores. Isso porque, caso precise realizar um acompanhamento por motivos de alterações, será recomendado que o Papanicolau seja feito em um período menor. Caso contrário, é indicado realizar o exame a cada um ano.

Toda mulher deve fazer o exame

Nem todas as mulheres podem se submeter ao exame Papanicolau. Para aquelas que ainda não começaram uma vida sexual ativa, não é necessário a realização do mesmo.

Verdades que você não sabia

Agora que já conferiu alguns mitos sobre o exame feminino, veja alguns fatos que são verdadeiros:

O Papanicolau não deve ser realizado no período menstrual

No período menstrual, o corpo da mulher tende a ficar mais sensível. Isso pode causar maiores incômodos ao realizar o exame. Além disso, o fluxo pode provocar alterações no resultado que prejudicarão a análise.

Não recomenda-se fazer o exame após ter relações sexuais dias antes

Em média, a mulher deve estar sem ter relações sexuais pelo menos dois dias antes do exame. Também não é recomendado após o uso de medicamentos e cremes vaginais. Estes fatores podem ocasionar alterações, dando resultados falsos.

Gostou de saber mais sobre o exame Papanicolau? Aproveite e veja mais exames preventivos que ajudam a manter a saúde da mulher em dia. Continue acompanhando o blog da Samel!

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O exame Papanicolau é um procedimento que colhe células do colo do útero da mulher para retirar amostras que serão analisadas em laboratório. Ele se enquadra na categoria de exames ginecológicos e ...

O exame Papanicolau é um procedimento que colhe células do colo do útero da mulher para retirar amostras que serão analisadas em laboratório. Ele se enquadra na categoria de exames ginecológicos e ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...