Saiba Como Aumentar a Imunidade com Essas Dicas Simples

Samel Saúde
31 de março de 2021

As mudanças de tempo repentinas, a umidade do ar e as épocas de doenças respiratórias acabam afetando a saúde da população. Por isso, saber como aumentar a imunidade é extremamente importante!

Ao melhorar este sistema, você o torna mais forte às bactérias, vírus e quaisquer outros micro-organismos que possam acometê-lo. Sendo assim, separamos algumas dicas de como aumentar a imunidade para colocar em prática hoje mesmo!

Mude sua alimentação

Primeiramente, os alimentos são grandes aliados no combate às doenças e fortalecem o sistema imunológico. Portanto, aposte naqueles que são ricos em selênio, zinco, ômega 3, vitaminas C e E e probióticos.

Alguns exemplos de alimentos excelentes para a saúde são: alho, cebola, gengibre, cogumelo shitake, castanha-do-pará, iogurte natural, e cenoura, assim como, vegetais verde-escuros (brócolis, rúcula, couve), frutas cítricas (laranja, limão, kiwi, morango), salmão e azeite.

Evite açúcar, cafeína, sal, álcool e alimentos processados e industrializados.

Mastigue mais os alimentos

Segundo um estudo inglês divulgado no Journal Immunity, o ato de mastigar incentiva a liberação de células Th17, responsáveis por defender a boca contra bactérias e fungos. Portanto, mastigar mais vezes pode ajudar a induzir a resposta imunológica do corpo.

Lave as mãos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, higienizar as mãos pode reduzir em 40% as infecções como gripes e diarreias. Isso porque essa parte do corpo é uma das principais vias de contato e transporte de vírus e bactérias. A orientação é utilizar água e sabão.

Pratique exercícios físicos com moderação

Exercitar-se promove o aumento dos linfócitos, células de defesa do organismo. Além disso, ajuda a diminuir o estresse, que é um dos causadores da baixa imunidade, pois a liberação em excesso de hormônios estressores como o cortisol e a adrenalina diminuem a eficiência do sistema imunológico.

Porém, a prática deve ser feita de forma moderada. Em casos de excesso, o efeito é o contrário: prejudicará a imunidade do organismo por conta da redução da disponibilidade de glutamina em seus músculos — aminoácido essencial para a manutenção das funções do sistema imunológico.

Tenha hábitos de vida saudáveis

Evite situações de estresse e tenha uma alimentação equilibrada e regrada. Não se automedique e beba pelo menos dois litros de água por dia.

Procure ter uma boa noite de sono e verifique se está com as vitaminas em dia por meio de exames solicitados por um médico.

Gostou de saber como aumentar a imunidade?

Adote estas práticas de como aumentar a imunidade e sinta a diferença em sua saúde!

Não deixe de acompanhar o blog da Samel para mais dicas de bem-estar.

aumento da imunidadeboa alimentaçãohábitos saudáveisimunidade

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

As mudanças de tempo repentinas, a umidade do ar e as épocas de doenças respiratórias acabam afetando a saúde da população. Por isso, saber como aumentar a imunidade é extremamente importante! A...

As mudanças de tempo repentinas, a umidade do ar e as épocas de doenças respiratórias acabam afetando a saúde da população. Por isso, saber como aumentar a imunidade é extremamente importante! A...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...