3 Cuidados Pós-cirurgia que Você Precisa Conhecer

Samel Saúde
4 de outubro de 2021

O objetivo dos cuidados pós-cirurgia é garantir uma recuperação e cicatrização adequadas para o seu corpo. É preciso estar atento às necessidades específicas de cada procedimento, principalmente se a reabilitação for feita em casa e não em um ambiente hospitalar. Não deixe de consultar seus médicos e enfermeiros para entender com exatidão os cuidados específicos de seu caso.

Por que devo ter cuidados especiais pós-cirurgia?

Após uma cirurgia, mesmo os pacientes que não fazem parte de grupos de risco ficam vulneráveis. Isso acontece porque o sistema imunológico está comprometido, mais propenso a desenvolver infecções. Porém, a fase pós-cirurgia não é um bicho de sete cabeças, basta seguir as recomendações de um especialista.

Separamos alguns cuidados gerais que devem ser seguidos após um procedimento cirúrgico. Confira!

1. Higiene pessoal

É essencial que tanto o próprio paciente, quanto seus familiares e outras pessoas que convivem na casa mantenham uma rígida rotina de higiene pessoal. As mãos devem ser lavadas frequentemente, as unhas devem estar curtas e a hora do banho merece uma atenção especial.

O local do corte deve ser sempre higienizado adequadamente, de acordo com as indicações da equipe hospitalar.

2. Alimentação

A alimentação pós-cirurgia deve ser composta por pratos de fácil digestão, começando em pequenas quantidades. O objetivo deste cuidado é fazer com que o volume de fezes diminua, assim o paciente não precisará se esforçar para evacuar.

Manter-se hidratado também é muito importante, portanto beba água com frequência. Evite frituras, alimentos gordurosos, doces e pesados. Em algumas cirurgias, o médico pode indicar uma dieta específica que deve ser seguida detalhadamente.

3. Repouso

Há quem acredite que o repouso pós-cirurgia é um cuidado dispensável. Na verdade, a prática é essencial para a recuperação adequada do corpo humano.

Geralmente, o recomendado é descansar até a recuperação dos pontos, mas o tempo exato e o nível de repouso depende diretamente do tipo de procedimento realizado. Não se esqueça de solicitar o atestado médico, caso trabalhe ou estude e de tomar os medicamentos no horário correto.

Lembre-se de sempre seguir as recomendações da equipe médica que atendeu você no hospital. Eles são especialistas e estudaram o seu caso de maneira profunda e específica. Tire todas as suas dúvidas com os doutores e enfermeiros antes de sua alta, assim você garante que estará preparado para se cuidar em casa.

Para mais dicas de saúde e bem-estar acompanhe o blog da Samel! São posts novos todos os dias para você e sua família.

cirurgiacuidados pós-cirurgiasaúde pós cirurgia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O objetivo dos cuidados pós-cirurgia é garantir uma recuperação e cicatrização adequadas para o seu corpo. É preciso estar atento às necessidades específicas de cada procedimento, principalmente se...

O objetivo dos cuidados pós-cirurgia é garantir uma recuperação e cicatrização adequadas para o seu corpo. É preciso estar atento às necessidades específicas de cada procedimento, principalmente se...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...