Saúde é a meta em 2020: aprenda como não desistir da academia!

Samel Saúde
28 de janeiro de 2020

É bem típico ouvir todo início de ano “agora sim, eu entro pra academia!”, mas imprevistos acontecem no meio do caminho e você acaba nem começando ou desistindo de fazer. Contudo, cuidar da saúde é algo extremamente importante e que deve ser feito com frequência. 

Neste artigo, vamos mostrar como você pode cuidar melhor da sua saúde e dar algumas dicas para você não desistir da academia.

 

Priorize a sua saúde

A prática de exercícios físicos é, com certeza, muito benéfico para a saúde, mas nem todas as pessoas conseguem ter o hábito de praticar atividades físicas e isso pode acabar gerando o sedentarismo ou outras doenças mais graves. Para ter uma qualidade de vida avançada, é preciso pensar no que você pode fazer diariamente para melhorá-la. Mesmo que você não seja tão adepto à atividades físicas, procure pelo menos caminhar até o seu lugar favorito ou passear com o seu cachorro. Fazendo isso ao menos 3 vezes na semana, irá impactar diretamente na sua saúde – de forma positiva.

 

Não esqueça da alimentação saudável

Fazer exercícios físicos, de fato, agrega muito à vida de qualquer pessoa, mas não podemos esquecer de ter uma alimentação saudável. Esses dois hábitos juntos podem melhorar e muito a saúde de qualquer pessoa. Não esqueça de fazer todas as refeições e comer bem antes de qualquer exercício físico que você for fazer. Estar bem alimentado antes das atividades físicas é essencial para um treino produtivo e eficaz. 

Mas vá com calma! Não mude seus hábitos da noite pro dia, regule gradativamente tanto a alimentação quanto os exercícios físicos. Se você tem o costume de comer alimentos não tão saudáveis, vá cortando aos poucos, não precisa ser tão rígido com você mesmo. Isso fará com que o seu organismo consiga “processar” a mudança de hábito de forma gradativa.

 

Afinal, como NÃO desistir da academia?

Começar a academia é um passo que muitos dão, mas nem todos conseguem concluir. É algo que realmente exige foco e muita força de vontade e por isso, nem sempre é tão fácil assim chegar ao objetivo. 

Mas calma! Finalmente vamos às dicas de como NÃO desistir da academia e começar a ter uma saúde mais regulada.

 

Estabeleça metas

Estabelecer metas antes de iniciar o processo na academia é algo imprescindível! Assim você consegue visualizar com mais clareza os seus objetivos e tende a ter mais facilidade na hora de executar a tarefa. 

Por exemplo, você pode estabelecer que quer perder 2kg em duas semanas. Ou, você pode propor um desafio a você mesmo de melhorar a sua imunidade no decorrer do tempo. Afinal, fazer exercícios físicos melhora a imunidade e previne doenças metabólicas. Estabelecer metas de melhorias para a sua saúde e para o seu corpo pode ajudar você a ter mais foco nos seus treinos.

 

Torne a academia mais divertida

Você pode tornar a academia mais divertida de diversas formas. Uma delas é chamar um amigo para fazer os treinos com você, evitando o tédio e deixando tudo mais divertido para ambos. Isso pode ser uma ótima alternativa para quem precisa melhorar de sintomas como ansiedade, depressão ou liberar o estresse. 

Outra opção é você fazer aulas diferentes, além da musculação, como por exemplo: zumba, crossfit, jump e muitas outras atividades que as academias oferecem. Isso pode ser um meio para fazer novas amizades e também para espairecer ainda mais a mente na hora do treino.

 

Coloque a sua playlist favorita

Ouvir músicas na hora de malhar com certeza é um dos pontos cruciais para quem frequenta a academia. Escolher a sua playlist favorita e ouvir durante o treino pode ser um hábito que vai ajudar você. Geralmente, as academias colocam músicas nas caixas de som, mas nem sempre são do seu agrado, não é? Por isso, leve o seu fone e deixe a sua playlist preparada! Isso ajudará você a se distrair mais e fazer todos os seus exercícios sem nem perceber. É uma ótima forma de se manter focado nos exercícios para melhorar o corpo e a mente. Nessas horas, qualquer aliado para a sua saúde será bem-vindo!

 

Anote as suas conquistas

Obter um autorreconhecimento das coisas pode ser mais motivador do que você imagina, por isso é essencial anotar todas as suas conquistas. Sejam elas diárias, semanais ou até mensais. O importante é você mesmo acompanhar o seu progresso e celebrar as suas próprias vitórias. Isso com certeza vai dar um ânimo para seguir adiante.

Separe um caderninho e anote, pelo menos semanalmente, o que você conquistou. Lembra das metas estipuladas lá no início do seu processo? Chegou a hora de reconhecer que você as alcançou! 

Um kg a menos, a melhoria na retenção de líquido, o hábito da alimentação saudável, menos dores e mais disposição… tudo isso são benefícios que as atividades físicas podem gerar. Portanto, nunca deixe de anotar as suas conquistas. Elas inspiram você a seguir em frente.

 

Celebre a saúde e o seu novo corpo

Se sente mais disposto? Seu dia já se inicia muito melhor do que antes? Mudou seus hábitos alimentares? Ganhou o corpo que queria? Isso aí! Muito bem! Suas metas foram concluídas e chegou a hora de celebrar. Faça isso junto da sua família e amigos mais próximos. Quem realmente apoia você, vai entender e celebrar essa conquista tão importante.

Mas não esqueça! Continue se esforçando e seguindo pelo mesmo caminho. Atingir suas metas, não significa desistir delas ou não criar outras. Agora é hora de você mostrar para si que o seu foco não para nunca!

 

E então? Anotou aí as dicas de como não desistir da academia esse ano? Compartilhe com as pessoas que trabalham com você. Siga-nos no Facebook e no Instagram e, também, aproveite para ler nosso outro artigo: Qual a Relação Entre Saúde e Qualidade De Vida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

É bem típico ouvir todo início de ano “agora sim, eu entro pra academia!”, mas imprevistos acontecem no meio do caminho e você acaba nem começando ou desistindo de f...

É bem típico ouvir todo início de ano “agora sim, eu entro pra academia!”, mas imprevistos acontecem no meio do caminho e você acaba nem começando ou desistindo de f...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...