Como Prevenir as Hemorroidas Na Gravidez

Samel Saúde
19 de dezembro de 2019

O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças hormonais ocorrem no corpo. Mas não se preocupe! O problema não é algo grave e há alguns hábitos que você pode aderir para tentar driblar e evitar esse incômodo.

Por que é comum o aparecimento de hemorroidas na gravidez?

A hemorroida é uma variz que acaba se dilatando demais na região anal. Seu surgimento pode causar uma saliência no local, além de coceira e sangramento nas fezes. 

Durante a gravidez, esse problema pode surgir por conta das mudanças no corpo. Dentre elas, a própria dilatação das veias da região anal pode ocasionar o desconforto. Isso por conta da expansão do útero, que acaba comprimindo os vasos sanguíneos da região pélvica, dificultando o fluxo venoso e fazendo com que os vasos se dilatem com mais facilidade.

Além disso, por conta da dificuldade da digestão dos alimentos, que se torna mais lenta, além do ressecamento das fezes por conta do aumento do hormônio progesterona fazendo com que haja menos absorção de fluidos no corpo , ocorre certa retenção de líquido e o processo intestinal fica mais devagar, o que dificulta a evacuação e pode causar prisão de ventre e o aparecimento dessa variz. 

Como prevenir as hemorroidas no período da gestação?

Mesmo que as mudanças no corpo da grávida sejam inevitáveis, as hemorroidas na gravidez podem ser prevenidas por meio de alguns hábitos saudáveis, como: 

  • hidratar-se, bebendo pelo menos dois litros de água por dia, o que ajudará a evitar o ressecamento das fezes; 
  • optar por uma alimentação rica em fibras com o consumo de aveia, ameixa e laranja, por exemplo , o que ajuda no trato intestinal, evitando a prisão de ventre e deixando as fezes mais moles;
  • varie o tempo em que você passa sentada e em pé;
  • praticar exercícios físicos como o pilates, por exemplo , sem excesso, com cautela e ajuda de um profissional. Lembre-se que é sempre necessário ter antes uma autorização médica para realizar as atividades;
  • não forçar a evacuação, pois esse esforço pode favorecer o surgimento da hemorroida.

O acompanhando com seu médico é indispensável durante a gestação. Caso note qualquer sintoma de aparecimento da inflamação, dificuldade para evacuar, fezes secas ou outro desconforto, não deixe de relatar para o profissional. 

Assim, ele poderá analisar o quadro e indicar as melhores medidas para o tratamento das hemorroidas na gravidez. 

Fique por dentro de mais notícias sobre saúde no blog da Samel e saiba se ter dor de cabeça na gestação é normal

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças hormonais ocorrem no corpo. Mas não se preocupe! O problema não é algo gra...

O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças hormonais ocorrem no corpo. Mas não se preocupe! O problema não é algo gra...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos ...