O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças, entre elas hormonais, ocorrem no corpo. Apesar disso, a condição é motivo de preocupação para muitas mulheres, principalmente para as mamães de primeira viagem.
Entretanto, de antemão avisamos: não se trata de algo grave. Existem alguns hábitos que a gestante pode aderir para tentar driblar e evitar esse incômodo.
Mas por que razão as hemorroidas surgem durante a gestação? Isso representa um problema de saúde? Como amenizar os sintomas de forma simples e eficaz?
Para responder essas e outras questões, a Samel Planos de Saúde preparou este conteúdo, que traz informações importantes sobre o tema. Acompanhe!
A hemorroida são varizes que acabam se dilatando demais na região anal. Seu surgimento pode causar uma saliência no local, além de coceira e sangramento nas fezes.
Durante a gravidez, esse problema pode surgir por conta das mudanças no corpo, como o aumento de peso e a própria dilatação das veias na região anal.
Isso ocorre por conta da expansão do útero, que acaba comprimindo os vasos sanguíneos da região pélvica, dificultando o fluxo venoso e fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem com mais facilidade.
Além disso, a alimentação pobre em fibras, aliada ao aumento do hormônio progesterona, induz o ressecamento das fezes. Nesse processo, há menos absorção de fluidos no corpo e retenção de líquido, fatores que tornam o processo digestivo mais lento.
O problema dificulta a evacuação e induz a prisão de ventre, o que resulta no surgimento das varizes na região anal.
Veja também:
– Dor de cabeça na gravidez é normal?
As hemorroidas podem surgir tanto de forma interna quanto externa, com sintomas muito parecidos. O principal sinal de que existem varizes na região anal são as dores, principalmente ao sentar e evacuar, além de coceira, saliência e sangramento.
O sangramento causado pela hemorroida pode ser percebido ao evacuar, com presença de coloração em vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico.
A presença de hemorroidas internas ou externas não interferem no trabalho de parto e não justificam uma cesariana. Porém, essa decisão deve ser tomada entre a gestante e o médico obstetra no momento do parto.
Embora a hemorroida na gravidez preocupe, em muitos casos, o tratamento é relativamente simples e eficaz. Alguns pacientes podem precisar de pomadas ou outros medicamentos, mas com alguns hábitos caseiros é possível amenizar os sintomas.
Veja algumas alternativas:
Não deixe de conferir também:
– Quais exames de rotina a mulher deve fazer regularmente?
– Eclâmpsia e Pré-eclampsia na gestação: saiba o que é e como tratar
Mesmo que as mudanças no corpo da grávida sejam inevitáveis, as hemorroidas na gravidez podem ser prevenidas por meio de alguns hábitos saudáveis, como:
O acompanhamento com seu médico é indispensável durante a gestação. Caso note qualquer sintoma de aparecimento da inflamação, dificuldade para evacuar, fezes secas ou outro desconforto, não deixe de relatar para o profissional.
Assim, ele poderá analisar o quadro e indicar as melhores medidas para o tratamento das hemorroidas na gravidez. Tirou suas dúvidas sobre a hemorroida na gravidez? Fique por dentro de mais notícias sobre saúde no blog da Samel. Nele, compartilhamos diversos conteúdos sobre saúde e qualidade de vida. Clique aqui e acompanhe!
O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças, entre elas hormonais, ocorr...
O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças, entre elas hormonais, ocorr...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...