Hemorroida na gravidez: por que ocorre e como se prevenir? Veja

Samel Saúde
19 de dezembro de 2019

O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças, entre elas hormonais, ocorrem no corpo. Apesar disso, a condição é motivo de preocupação para muitas mulheres, principalmente para as mamães de primeira viagem. 

Entretanto, de antemão avisamos: não se trata de algo grave. Existem alguns hábitos que a gestante pode aderir para tentar driblar e evitar esse incômodo.

Mas por que razão as hemorroidas surgem durante a gestação? Isso representa um problema de saúde? Como amenizar os sintomas de forma simples e eficaz? 

Para responder essas e outras questões, a Samel Planos de Saúde preparou este conteúdo, que traz informações importantes sobre o tema. Acompanhe!

Por que é comum o aparecimento de hemorroidas na gravidez?

A hemorroida são varizes que acabam se dilatando demais na região anal. Seu surgimento pode causar uma saliência no local, além de coceira e sangramento nas fezes. 

Durante a gravidez, esse problema pode surgir por conta das mudanças no corpo, como o aumento de peso e a própria dilatação das veias na região anal.  

Isso ocorre por conta da expansão do útero, que acaba comprimindo os vasos sanguíneos da região pélvica, dificultando o fluxo venoso e fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem com mais facilidade.

Além disso, a alimentação pobre em fibras, aliada ao aumento do hormônio progesterona, induz o ressecamento das fezes. Nesse processo, há menos absorção de fluidos no corpo e retenção de líquido, fatores que tornam o processo digestivo mais lento.

O problema dificulta a evacuação e induz a prisão de ventre, o que resulta no surgimento das varizes na região anal. 

Veja também:

Dor de cabeça na gravidez é normal?

Sintomas da hemorroida na gravidez

As hemorroidas podem surgir tanto de forma interna quanto externa, com sintomas muito parecidos. O principal sinal de que existem varizes na região anal são as dores, principalmente ao sentar e evacuar, além de coceira, saliência e sangramento

O sangramento causado pela hemorroida pode ser percebido ao evacuar, com presença de coloração em vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico. 

As hemorroidas interferem no parto?

A presença de hemorroidas internas ou externas não interferem no trabalho de parto e não justificam uma cesariana. Porém, essa decisão deve ser tomada entre a gestante e o médico obstetra no momento do parto.  

Tratamentos indicados

Embora a hemorroida na gravidez preocupe, em muitos casos, o tratamento é relativamente simples e eficaz. Alguns pacientes podem precisar de pomadas ou outros medicamentos, mas com alguns hábitos caseiros é possível amenizar os sintomas. 

Veja algumas alternativas:

  • Limpar a região anal apenas com lenços umedecidos, sabonete neutro ou água morna;
  • Evitar alimentos muito condimentados;
  • Tomar banhos mornos na banheira ou banhos de assunto para aliviar dores e coceiras.
  • Mudar hábitos alimentares sob orientação de um nutricionista. 

Não deixe de conferir também:

Quais exames de rotina a mulher deve fazer regularmente?

Eclâmpsia e Pré-eclampsia na gestação: saiba o que é e como tratar

Como prevenir as hemorroidas no período da gestação?

Mesmo que as mudanças no corpo da grávida sejam inevitáveis, as hemorroidas na gravidez podem ser prevenidas por meio de alguns hábitos saudáveis, como: 

  • Hidratar-se, bebendo pelo menos dois litros de água por dia, o que ajudará a evitar o ressecamento das fezes; 
  • Consuma alimentos ricos em fibra — com o consumo de aveia, ameixa e laranja, por exemplo —, o que ajuda no trato intestinal, evitando a prisão de ventre e deixando as fezes mais moles;
  • Varie o tempo em que você passa sentada e em pé;
  • Pratique exercícios físicos — como o pilates, por exemplo —, sem excesso, com cautela e ajuda de um profissional. Lembre-se que é sempre necessário ter antes uma autorização médica para realizar as atividades;
  • Não force a evacuação, pois esse esforço pode favorecer o surgimento da hemorroida.

O acompanhamento com seu médico é indispensável durante a gestação. Caso note qualquer sintoma de aparecimento da inflamação, dificuldade para evacuar, fezes secas ou outro desconforto, não deixe de relatar para o profissional. 

Assim, ele poderá analisar o quadro e indicar as melhores medidas para o tratamento das hemorroidas na gravidez. Tirou suas dúvidas sobre a hemorroida na gravidez? Fique por dentro de mais notícias sobre saúde no blog da Samel. Nele, compartilhamos diversos conteúdos sobre saúde e qualidade de vida. Clique aqui e acompanhe!

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças, entre elas hormonais, ocorr...

O surgimento de hemorroidas na gravidez é algo comum, pois nesse período diversas mudanças, entre elas hormonais, ocorr...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...