Colaborador feliz. Confira 8 dicas de bem-estar e saúde no trabalho

Samel Saúde
30 de janeiro de 2020

É importante falar de saúde mental e bem-estar no trabalho, isso é fato. Afinal, o trabalho é onde as pessoas passam boa parte dos seus dias. Estar em dia com a saúde melhora e muito a qualidade de vida da sua equipe, além de gerar a sensação de bem-estar que todos precisam. Sem mais delongas, pegue um cafezinho ou chá e reserve um tempo para ler 8 dicas surpreendentes que vão ajudar você a ter mais saúde e bem-estar no trabalho.

Como surgiu a importância da qualidade de vida nas empresas?

Tudo começou na década de 70, quando o professor Louis Davis (Universidade da Califórnia) apontou as consequência de ter colaboradores desmotivados, estressados, acidentados e constantemente doentes. A partir disso, o tema entrou como ponto de atenção em alguns planejamentos estratégicos de empresas de todos os portes.

Davis apontou que o bem-estar e saúde no trabalho têm tudo a ver com os índices de produtividade das equipes. No entanto, boa parte dos gestores e empresas não aderiram. Somente agora, o tema vem ganhando maior visibilidade e remodelando a cultura corporativa. A tendência é que a recomendação de Louis ganhe ainda mais força para o futuro.

Leia também: Qual a Relação Entre Saúde e Qualidade De Vida?

Para manter a saúde e o bem-estar no trabalho é importante seguir alguns passos diários que vão ajudar e beneficiar você e sua empresa de diversas formas. Confira 8 dicas abaixo.

1. Ofereça um ambiente adequado

Antes de pensar em qualquer outro benefício é fundamental certificar se a empresa oferece boas condições de trabalho e isso inclui alguns fatores.

  • Segurança;
  • Ergonomia;
  • Iluminação adequada;
  • Boa ventilação;
  • Cadeira e computador regulados em relação à altura;
  • Equipamentos de proteção.

Além desses fatores, é importante que a empresa também ofereça os recursos necessários, como equipamentos com boa funcionalidade, internet com bom acesso, caso seja preciso, livros e materiais para pesquisa, entre outros para que o colaborador possa exercer a sua função com maestria. Dessa forma, empresa e colaborador são beneficiados.

2. Estimule a prática de exercícios físicos

O sedentarismo é uma das principais causas de problemas de saúde atualmente.

Além de oferecer plano de saúde, é importante que a empresa incentive a prática de exercícios físicos, nas dependências da empresa. Pode ser um alongamento, caminhada ou aulas de ginástica, entre outros exercícios. O importante é incentivar o seu colaborador a sair um pouco da sua mesa de trabalho e também priorizar a saúde.      

Mas, atenção! Muito mais que manter uma equipe ativa dentro da empresa, é importante incentivar a movimentação do corpo fora dela. Principalmente, se você quer ver seus colaboradores mais dispostos e concentrados para as atividades laborais. Que tal motivá-los a se matricular em uma academia para manter uma vida energética e saudável?

3. Incentive refeições mais saudáveis

Se a empresa oferece refeições internas, é importante fazer adaptações no cardápio para incluir opções mais saudáveis. A alimentação é um combustível importante para um dia intenso de trabalho, mas quando mal equilibrada pode provocar doenças, fadiga, estresse e até mesmo obesidade. 

Além disso, você pode fazer atividades internas e dinâmicas como “quem perde ganha”, para incentivar os funcionários a terem uma alimentação mais saudável, levando a perda de peso e melhoria da saúde. 

4. Ofereça possibilidades de crescimento dentro  da empresa

Todos temos ambição na vida, certo? Dentro de uma organização não é diferente. Quando alguém começa um novo trabalho – ou mesmo se já estiver nele há muito tempo – pensa em crescer junto com a empresa, para alcançar novos objetivos profissionais e até mesmo pessoais. Nesse ponto, oferecer possibilidades de crescimento para o colaborador pode ser uma grande motivação. 

Mas quais seriam essas possibilidades? Algumas alternativas são: 

  • Cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição;
  • Palestras dentro da empresa;
  • Benefícios por metas cumpridas;
  • Processo seletivo interno para um cargo superior.

Essas são algumas opções que podem incentivar o colaborador e, consequentemente, ajudar no bem-estar e no clima organizacional dentro da empresa.

5. Cuide do clima organizacional

Este é um outro ponto que está entre as principais dicas de saúde e bem-estar no trabalho.

Atentar-se ao clima organizacional da empresa também é um fator imprescindível para manter o bem-estar no ambiente. Analisar se seus colaboradores estão em harmonia e com um bom relacionamento entre si é essencial para considerar uma possível conversa e tentar melhorar o ambiente de trabalho. Afinal, isso pode interferir diretamente na produtividade da equipe.

6. Opte por benefícios corporativos personalizados

Os benefícios corporativos são vantagens que uma corporação, ou seja, uma empresa privada, oferece aos seus colaboradores com a intenção de incentivar a permanência na empresa ou atrair novos funcionários.

A dica é fazer uma breve pesquisa com os seus funcionários para entender as necessidades deles e a partir daí você pode definir o pacote de benefícios da empresa. Exemplos de benefícios corporativos são: 

  • assistência médica;
  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • parcerias comerciais;
  • vale-transporte;
  • horários flexíveis.

Esse tipo de incentivo é útil pois ajuda a fidelizar o trabalhador e aumenta a produtividade no ambiente de trabalho, já que um colaborador satisfeito é, sem dúvidas, um colaborador mais motivado a entregar resultados.

7. Crie uma cultura de respeito mútuo

Relações respeitosas deveriam ser um dos valores-chave de todas as empresas. Afinal, líderes devem ser pessoas que inspiram e que demonstram apreço pela opinião do próximo para conseguir a confiança de sua equipe. 

Um ambiente respeitoso se torna mais estimulante e alegre, além de ajudar a baixar os níveis de estresse entre os colaboradores, tornando a empresa um local de trabalho em equipe e de relações amistosas. Procure promover confraternizações, cafés da manhã especiais, entre outros eventos, para que seus colaboradores possam interagir entre si e criar um vínculo maior de respeito dentro e fora do trabalho.

8. Dê bons exemplos

Para finalizar as dicas de saúde e bem-estar no trabalho, nada melhor do que o bom e velho exemplo. Se você deseja que sua a equipe esteja mais motivada e engajada nos projetos, faça a sua parte e dê bom exemplo!

Dando bons exemplos, os colaboradores poderão se espelhar e seguir as boas maneiras e táticas de trabalho, buscando melhorias e aprendizados no decorrer da carreira. A constante modificação do mercado de trabalho e da forma que os colaboradores lidam com ele, exige atenção redobrada das empresas. 

Portanto, nunca deixe de dar bons exemplos dentro da empresa e de ser um líder inspirador para o seu time!  

E aí, gostou das 8 dicas para para melhorar sua saúde e bem estar no trabalho? Compartilhe com as pessoas que trabalham com você. Siga-nos no Facebook e no Instagram e, também, aproveite para conhecer o Bem-estar dos funcionários afeta o desempenho da empresa? 

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