2 Tipos De Dermatite Infantil

Samel Saúde
17 de dezembro de 2019

Existem diversos tipos de dermatite e alguns costumam acometer mais as crianças, como a atópica e a de contato. Essas alergias são bem comuns e vamos falar mais sobre elas neste artigo. 

Tipos de dermatite em bebês e crianças

Separamos dois tipos de dermatite comuns que aparecem com mais frequência em bebês e crianças:

Dermatite atópica

A dermatite atópica em bebê, também chamada de eczema, é uma doença considerada crônica e que, em sua maioria, tem relação com causas genéticas. Porém, fatores ambientais também podem interferir há certa relação dessa alergia com pessoas que têm rinite e asma, por exemplo. 

Esse tipo de dermatite pode ser caracterizado pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele, coceira no local, descamação, ressecamento e até alterações na cor da pele. Caso a criança coce muito a área afetada, é possível aparecerem lesões como feridas e sangramentos na região. 

A dermatite atópica infantil costuma aparecer por volta dos três meses de idade e pode desaparecer ou diminuir a intensidade conforme a criança vai crescendo e entrando na puberdade. Porém, adultos também podem manifestar essa doença inflamatória.

Nos bebês, é comum que os locais afetados sejam a região do rosto, bochechas e pescoço. Em crianças, as manchas costumam se manifestar nas dobras das pernas e dos braços.

Ao notar qualquer sinal de irritação, é importante levar a criança a um médico especialista, como os alergologistas, para que ele identifique qual é o tipo de dermatite e passe o tratamento mais adequado.

Comumente, antialérgicos, pomadas e cremes hidratantes são prescritos, além de outras orientações, como manter o ambiente limpo e optar por roupas de algodão.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é outro tipo de alergia que costuma acometer os pequenos. Diferente da primeira, essa surge depois da pessoa ficar exposta a algum agente causador da irritação. 

Esse agente pode ser diferente para cada pessoa, uma vez que essa reação inflamatória vai depender do organismo e dos anticorpos de cada um. Ela também apresenta manchas vermelhas na pele, coceira e descamação.

O ideal é reparar quando os sintomas começaram a surgir e se algo de diferente foi usado, como um sabonete novo, cosméticos, perfumes, etc. Plantas, joias, bijuterias, entre outros, também podem ser alérgenos causadores da irritação. Nos bebês, a fralda pode ser o agente.

Assim como no eczema, o diagnóstico e tratamento também devem ser dados por um profissional da saúde. Há exames realizados que podem comprovar quais são os itens que a criança tem alergia. 

É importante evitar o contato com a substância alérgena e pode ser que cremes hidratantes e remédios anti-histamínicos sejam prescritos. Mas lembre-se de nunca tomar decisões por conta própria o auxílio do médico é indispensável! 

Gostou de saber sobre estes dois tipos de dermatite infantil? Continue acompanhando o blog da Samel para mais conteúdos!

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Existem diversos tipos de dermatite e alguns costumam acometer mais as crianças, como a atópica e a de contato. Essas alergias são bem comuns e vamos falar mais sobr...

Existem diversos tipos de dermatite e alguns costumam acometer mais as crianças, como a atópica e a de contato. Essas alergias são bem comuns e vamos falar mais sobr...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos ...