O que é mioma uterino e quando você deve se preocupar? Leia

samelblog
14 de outubro de 2022

Algumas mulheres podem ser afetadas por miomas, mas você sabe o que é mioma uterino? Eles são classificados como uma forma de tumor benigno que se formam, originalmente, no tecido muscular do útero. Entretanto, sua localização pode variar, assim como seu tamanho.

Essa forma de tumor é relativamente comum e na maioria dos casos não apresenta sintomas. Porém, algumas mulheres podem relatar cólicas intensas, excessos de sangramentos e dificuldade para engravidar.

Aqui iremos te contar o que é mioma uterino, sua causa, os sintomas e as formas de tratamento caso haja o diagnóstico. Boa leitura!

O que é mioma uterino e quais são suas causas?

Não existe uma causa bem estabelecida. Mas, no geral, o mioma surge quando as células do tecido muscular, que formam o útero, se multiplicam desordenadamente levando ao aparecimento do tumor. 

Também pode ser que o surgimento esteja ligado às alterações hormonais. Isso porque os sintomas, na maioria dos casos, podem ser mais evidentes em mulheres adultas e, após a menopausa, regredir e ficar estável.

Entretanto, mulheres com obesidade, má alimentação, sem filhos e que possuem histórico da doença na família, possuem tendências maiores para desenvolver o mioma uterino.

Como diagnosticar?

Após a consulta ginecológica, é feita a análise de exames de imagem que avaliam a cavidade do útero. Além disso, mulheres portadoras de mioma uterino e que desejam engravidar, mesmo que não tenham sintomas, devem ser acompanhadas por um médico especializado, pois a presença dessa alteração pode trazer complicações, como o aborto e anemia. 

Quais os tipos de miomas e onde se alojam?

O mioma uterino pode ser classificado em diferentes tipos de acordo com a localidade em que se desenvolve no útero, sendo eles:

  • Subseroso: o mioma se desenvolve na parte mais externa do útero;
  • Intramural: quando o tumor se desenvolve dentro das paredes do útero;
  • Submucoso: onde desenvolve-se dentro da cavidade do útero.

Leia também:

Câncer do colo do útero: 3 cuidados que a mulher precisa ter

Quais exames de rotina a mulher deve fazer regularmente?

Como saber se estou com os sintomas?

Apesar de, na maioria dos casos, o mioma não apresentar sinais, os sintomas mais comuns são:

  • Cólica intensa;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Sintomas de prisão de ventre;
  • Período menstrual prolongado e sangramento em excesso.

Como tratar um caso de mioma uterino?

O tratamento é necessário quando a paciente apresenta sintomas graves, como dor aguda, menstruação intensa ou está tentando engravidar sem sucesso. O tipo de tratamento depende dos sintomas, tamanho, tipo de mioma de cada mulher e deve ser orientado por um ginecologista que pode recomendar o uso de:

  • Anti-inflamatórios para a amenizar cólicas menstruais intensas e reduzir o excedente sangramento;
  • Medicamentos hormonais controlados para reduzir o tamanho do mioma uterino e controlar a intensidade da menstruação;
  • Suplementos à base de ferro para a prevenção de possível anemia provocada pelo vasto sangramento;
  • Cirurgia como a miomectomia para a retirada do mioma sem a necessidade de retirar o útero. Em especial, esse método é usado quando o tumor pressiona os demais órgãos ou pode provocar sintomas mais intensos.

Ainda existe a possibilidade de redução do mioma antes de sua retirada e para isso é usada a técnica de embolização, onde por meio de diversas injeções, o profissional reduz o tamanho do tumor para poder retirá-lo através da cirurgia.

Por fim…

Em todo caso, na apresentação dos sintomas descritos no conteúdo, um médico especializado deve ser consultado para um melhor diagnóstico e tratamento adequado.

Você conseguiu entender o que é mioma uterino e como proceder caso tenha os sintomas? Leia mais no nosso blog:
O que é candidíase e como prevenir infecções fúngicas na região íntima.

Você conhece a história por trás da campanha do Outubro Rosa? Confira o conteúdo e entenda: Como surgiu o Outubro Rosa? Conheça a história do movimento.

mioma uterino

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Algumas mulheres podem ser afetadas por miomas, mas você sabe o que é mioma uterino? Eles são classificados como uma fo...

Algumas mulheres podem ser afetadas por miomas, mas você sabe o que é mioma uterino? Eles são classificados como uma fo...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...