Algumas mulheres podem ser afetadas por miomas, mas você sabe o que é mioma uterino? Eles são classificados como uma forma de tumor benigno que se formam, originalmente, no tecido muscular do útero. Entretanto, sua localização pode variar, assim como seu tamanho.
Essa forma de tumor é relativamente comum e na maioria dos casos não apresenta sintomas. Porém, algumas mulheres podem relatar cólicas intensas, excessos de sangramentos e dificuldade para engravidar.
Aqui iremos te contar o que é mioma uterino, sua causa, os sintomas e as formas de tratamento caso haja o diagnóstico. Boa leitura!
Não existe uma causa bem estabelecida. Mas, no geral, o mioma surge quando as células do tecido muscular, que formam o útero, se multiplicam desordenadamente levando ao aparecimento do tumor.
Também pode ser que o surgimento esteja ligado às alterações hormonais. Isso porque os sintomas, na maioria dos casos, podem ser mais evidentes em mulheres adultas e, após a menopausa, regredir e ficar estável.
Entretanto, mulheres com obesidade, má alimentação, sem filhos e que possuem histórico da doença na família, possuem tendências maiores para desenvolver o mioma uterino.
Após a consulta ginecológica, é feita a análise de exames de imagem que avaliam a cavidade do útero. Além disso, mulheres portadoras de mioma uterino e que desejam engravidar, mesmo que não tenham sintomas, devem ser acompanhadas por um médico especializado, pois a presença dessa alteração pode trazer complicações, como o aborto e anemia.
O mioma uterino pode ser classificado em diferentes tipos de acordo com a localidade em que se desenvolve no útero, sendo eles:
Leia também:
– Câncer do colo do útero: 3 cuidados que a mulher precisa ter
– Quais exames de rotina a mulher deve fazer regularmente?
Apesar de, na maioria dos casos, o mioma não apresentar sinais, os sintomas mais comuns são:
O tratamento é necessário quando a paciente apresenta sintomas graves, como dor aguda, menstruação intensa ou está tentando engravidar sem sucesso. O tipo de tratamento depende dos sintomas, tamanho, tipo de mioma de cada mulher e deve ser orientado por um ginecologista que pode recomendar o uso de:
Ainda existe a possibilidade de redução do mioma antes de sua retirada e para isso é usada a técnica de embolização, onde por meio de diversas injeções, o profissional reduz o tamanho do tumor para poder retirá-lo através da cirurgia.
Por fim…
Em todo caso, na apresentação dos sintomas descritos no conteúdo, um médico especializado deve ser consultado para um melhor diagnóstico e tratamento adequado.
Você conseguiu entender o que é mioma uterino e como proceder caso tenha os sintomas? Leia mais no nosso blog:
O que é candidíase e como prevenir infecções fúngicas na região íntima.
Você conhece a história por trás da campanha do Outubro Rosa? Confira o conteúdo e entenda: Como surgiu o Outubro Rosa? Conheça a história do movimento.
Algumas mulheres podem ser afetadas por miomas, mas você sabe o que é mioma uterino? Eles são classificados como uma fo...
Algumas mulheres podem ser afetadas por miomas, mas você sabe o que é mioma uterino? Eles são classificados como uma fo...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...