Por que o ciclismo é um dos melhores exercícios para a saúde? Veja

samelblog
28 de julho de 2021

Quem não gosta de um bom passeio de bicicleta? O ciclismo, além de proporcionar lazer e diversão, é um dos melhores exercícios para a saúde. Os principais benefícios são a melhora da circulação sanguínea e da capacidade pulmonar. 

Mas as vantagens vão muito além disso, podendo influenciar tanto a saúde física quanto a mental, mesmo para aqueles que praticam de forma amadora.

Neste artigo, a Samel Planos de Saúde vai mostrar por que o ciclismo é uma excelente opção para quem quer unir lazer e saúde. 

Vamos lá?

Andar de bicicleta acelera o metabolismo

Para quem deseja perder peso e melhorar o condicionamento físico, andar de bicicleta é um excelente exercício. A prática do ciclismo acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime calorias mais rápido e de modo menos desgastante e mais prazeroso.

Para quem é iniciante, o indicado é pedalar pelo menos uma hora por semana. Aos poucos, esse tempo pode ir aumentando, mas o mais importante é manter a regularidade.

Melhora o tônus muscular 

Todas as atividades físicas podem melhorar a musculatura, inclusive o ciclismo. As principais regiões que ganham firmeza muscular são: glúteos, isquiotibiais (músculos do fêmur), quadríceps e panturrilhas.

Isso acontece devido ao esforço feito pelos membros inferiores do corpo, que com o tempo vão ganhando tônus e resistência. 

Aumenta a capacidade pulmonar

Um outro benefício importante da pedalada é o aumento da capacidade respiratória, que melhora também a saúde do pulmão. Isso é importante também para reduzir o cansaço durante as atividades do dia a dia e melhorar a disposição. 

Não deixe de conferir também:

Dia Mundial da Saúde: 7 passos para o seu bem-estar completo

Descubra como aumentar sua imunidade com essas dicas simples

Traz benefícios ao coração

Pedalar, assim como demais atividades físicas, traz muitos benefícios ao coração. Um estudo da Medicine & Science in Sports & Exercise analisou 1500 indivíduos durante cinco anos. Os que eram ativos diariamente tinham 31% menos chances de desenvolver pressão alta.

Um outro estudo, do British Journal of Sports Medicine, mostrou que um treino pesado de bicicleta pode reduzir a pressão alta tanto quanto os medicamentos prescritos. 

Mas atenção! Não é indicado abandonar os medicamentos sem conversar com o seu médico. Mas é importante dedicar um pouco do tempo ao esporte. 

Reduz o impacto nas articulações

Muitos exercícios, se não praticados com cuidado, podem prejudicar as articulações. É o caso da corrida, caminhada e outras, que com o tempo podem provocar dores nos joelhos e pés. Com o ciclismo, essas chances são menores, visto que não existe impacto direto do corpo com o solo.

Isso ajuda a tornar o esporte mais leve e nem por isso menos eficiente. Aliás, andar de bicicleta é indicado inclusive para quem já sofre com dores nas articulações. Mas, nesse caso, é preciso uma avaliação médica prévia. 

Ajuda a reduzir o estresse

O benefício mental que o ciclismo proporciona pode vir de diversas maneiras. Tanto pela praticidade em fugir de congestionamentos nos horários de pico, por exemplo, quanto pela satisfação que a prática do exercício pode oferecer. 

Durante as pedaladas, o indivíduo libera endorfina, um hormônio que ajuda a controlar ou prevenir desordens mentais. Assim, é possível diminuir a tensão da rotina, promovendo a sensação de bem-estar

Para que a atividade seja ainda mais prazerosa, é indicado que ela seja feita na companhia de amigos. Essa é mais uma forma saudável de descontrair e aproveitar melhor os momentos em grupo. 

O ciclismo é uma opção barata e sustentável

E para finalizar, nada melhor do que falarmos do benefício do ciclismo para a redução dos impactos ambientais. Por ser um veículo que não produz gases poluentes, em muitos países, como na Dinamarca, a bicicleta é usada cada vez mais para substituir os veículos automotores. 

Essa é uma tendência em muitos lugares e por aqui não pode ser diferente. Para quem tem como filosofia a proteção ambiental, aderir ao ciclismo é uma excelente contribuição. 

Além disso, a bicicleta é um meio de transporte de baixo custo sobre o qual não se recolhe impostos. 

Grupo Samel como incentivador do ciclismo

Em Manaus, a Samel promove eventos visando o incentivo à saúde. Um deles é o Passeio Ciclístico Pedalação, realizado no mês de junho em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e reúne anualmente centenas de participantes. 

O evento, além de incentivar a prática do esporte, premia os vencedores dos desafios como forma de estimular a adesão da população. O Passeio Ciclístico já está em sua 8ª edição e vem se tornando tradição na cidade. 

Para as próximas edições do evento, espera-se um número cada vez maior de adeptos. Clique aqui e fique por dentro das novidades do nosso blog. Siga também a Samel nas redes sociais e não perca nenhum evento.

Gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe que o ciclismo é um excelente exercício para a saúde, compartilhe esta ideia com os seus amigos. Forme um grupo de pedalação e aproveite bem os seus benefícios. Leia também: Cuidados com o coração: 7 práticas que vão melhorar a sua saúde.

Ciclismoexercícios para a saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Quem não gosta de um bom passeio de bicicleta? O ciclismo, além de proporcionar lazer e diversão, é um dos melhores exercícios para a saúde.

Quem não gosta de um bom passeio de bicicleta? O ciclismo, além de proporcionar lazer e diversão, é um dos melhores exercícios para a saúde.

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos ...